parallax background

O que fazer em Istambul

Luna Fátima Hotel, uma atmosfera tranquila
Outubro 24, 2019
Madeira e as suas actividades aquáticas
Novembro 4, 2019

Istambul é uma cidade vibrante, repleta de contrastes e tesouros escondidos que todos os viajantes querem conhecer.

Localizada entre a Europa e a Ásia, Istambul é um destino que surpreendente pelo seu património histórico e cultural, pela arquitetura e pela gastronomia. Foi cenário de muitas disputas políticas, de diversidade cultural e desenvolvimento comercial. Istambul é a antiga capital do Império Bizantino, do Império Turco-Otomano e, hoje, coração e polo cultural da Turquia.

Confira agora algumas dicas do que fazer neste destino maravilhoso e comece já a sonhar com esta viagem inesquecível.

Visite à Hagia Sofia ou Basílica de Santa Sofia, uma das principais construções de Istambul mesmo localizada na praça Sultanahmet em frente à Mesquita Azul. Deslumbre-se com os mosaicos e vitrais ricos em detalhes muito bem preservados, apesar da deterioração causada pelo tempo, terremotos e as inúmeras restaurações.

Visite a Mesquita Azul, uma obra do jovem Sultão Ahmet, que, com apenas 19 anos, insistiu construir um local de orações que competisse com a Basílica de Santa Sofia e daí a sua localização. Deve-se vestir adequadamente para a visita: nada de decotes, vestidos, saias, calções e bermudas, as mulheres devem também cobrir a cabeça. No verão, a mesquita organiza um espetáculo de luzes e sons, sempre às 21h e em noites selecionadas. 

Percorra os corredores do Grande Bazar, são 21 portões de entrada, 61 corredores e 4 mil lojas que compõem o Grande Bazar de Istambul. Ele é um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo construído em 1453, pelo sultão Mehmet II, com o objetivo de gerar recursos financeiros para a Hagia Sofia. O grande forte é o artesanato típico e as especiarias, mas também encontra cafés, restaurantes, casas de câmbio, joalharias e tendas de roupa e tecidos. No entanto por ser um dos principais pontos turísticos de Istambul, os preços costumam estar um pouco inflacionados.

Passeie pelas cisternas da Basílica, por baixo das ruas de Istambul passa um labirinto de canais, colunas e arcos que é uma das mais impressionantes marcas do passado e da história do Império Bizantino. Uma sofisticada cisterna que era usada para fornecer água aos edifícios mais importantes da época que, após a queda do Império, permaneceu esquecido durante séculos. Hoje recebe visitantes todos os dias, das 9h às 17h30 no inverno e até as 18h30 no verão.

Faça um passeio de barco pelo canal de Bósforo, Istambul é a única cidade dividida entre dois continentes, e o Bósforo é a linha que separa os dois mundos. Este passeio de barco pelo canal, irá colocá-lo metaforicamente em dois locais ao mesmo tempo ao mesmo tempo estará a realizar uma importante travessia da história da cidade.

Faça um Tour pelo bairro de Golden Horn, esta região é historicamente caracterizada por uma área periférica na antiga Istambul. As fachadas dos prédios ainda preservam o visual simples e colorido. Passear pelo bairro é ter a oportunidade de ver uma cidade diferente da grandiosidade das construções da praça Taksim e Sultanahmet. A  Igreja de St. Theodosia e o Patriarcado Grego Ortodoxo são algumas das construções mais importantes deste bairro.

Hagia Sofia, Mesquita Azul, Grande Bazar de Istambul e Cisternas

Caso esteja a planear a sua viagem até Istambul, coloque este locais no seu roteiro de viagem, são mesmo imperdíveis. Poderá reservar online a sua viagem até Istambul para este destino maravilhoso, fazer o seu roteiro num balcão EMVIAGEM ou enviar o seu pedido para bookings@emviagem.pt